Artigos brasileiros estão entre os mais citados do mundo em ranking

Publicações abordam o estudo do molibdato de chumbo e tungstato de prata, compostos importantes nas pesquisas em ciência de materiais

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) teve dois artigos na lista das dez publicações mais citadas do mundo entre 2013 e 2014 na área de química inorgânica. O destaque envolve pesquisas que trabalham novos compostos químicos inorgânicos com aplicação na indústria de produtos que utilizam a tecnologia LED (Light Emitting Diode), presente em televisores, lâmpadas e outros equipamentos que emitem luz.

Laécio Cavalcante, professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e um dos autores dos artigos, explica que não é comum pesquisadores brasileiros receberem esse certificado de reconhecimento. “Estar entre os dez mais citados de todo o mundo na área de química inorgânica aumenta o nosso destaque e nos dá visibilidade”, disse. Ele aponta também que os artigos em evidência fortalecem a relação do centro de pesquisa brasileiro e outras instituições do mundo.

O artigo principal na área de química inorgânica, intitulado: Structural refinement, growth mechanism, infrared/Raman spectroscopies and photoluminescence properties of PbMoO4 crystals, e o segundo artigo, que foi destaque em 2014:  A novel ozone gas sensor based on one-dimensional (1D) α-Ag2WO4 nanostructures, abordam as propriedades de dois compostos químicos muito utilizados atualmente na pesquisa em ciência de materiais: o molibdato de chumbo, conhecido por sua intensa propriedade fotoluminescente – importante emissor de luz para equipamentos de LED e o tungstato de prata – recentemente descoberto como um excelente sensor de gás ozônio.

O coordenador do CDMF, professor Elson Longo, comenta que o destaque recebido pelos artigos é reflexo do empenho nas pesquisas desenvolvidas pelo Centro.  “As propriedades dos semicondutores têm evoluído de modo exponencial, dando oportunidade para fabricação de materiais de alto desempenho, neste caso específico, pode-se obter diferentes propriedades com o mesmo composto”.

Confira o ranking dos artigos mais citados do mundo no link: http://www.journals.elsevier.com/polyhedron/news/congratulations-to-the-authors-of-our-top-cited-articles-201/


Sobre o CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Informações

Fernanda Vilela – Assessora de Comunicação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF)

(16) 9 8178-2748

(16) 3351-8214

fernandavilela@liec.ufscar.br

Sobre Jose Angelo Santilli 55 Artigos
Especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp - (2000). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo científico.